Infarto, possivelmente você já deve ter ouvido essa palavra.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 34 pessoas morrem por hora por conta de doenças cardiovasculares. Além disso, somente em 2017, o Brasil teve um total de 302 mil óbitos por enfermidades destes tipos.
Mas o que causa o infarto? Quais são os sintomas? Há como prevení-lo? Por fim, quais os impactos na vida de uma pessoa?
Portanto, para responder estas e outras dúvidas, entrevistamos a doutora Lígia Martucci, cardiologista do Hospital São Francisco, unidade Cotia. Confira a seguir mais informações.
Afinal de contas, o que é o infarto?
Para iniciar, aos que desconhecem, “o infarto é a obstrução de uma ou mais artérias do coração. Quando elas começam a fechar, resulta no que conhecemos por pré-infarto, que é quando começam a se apresentar alguns sintomas. Já o infarto em si, é quando ocorre o fechamento total desta(s) artéria(s)”, explica a médica cardiologista.
E quais são os sintomas do infarto?
Podendo variar de acordo com o indivíduo, o infarto pode se manifestar por meio de sintomas como: fadiga, dor abdominal, mal-estar, dor na região peitoral, falta de ar, entre outros.De toda forma, embora alguns sintomas sejam característicos, Martucci esclarece que nem todas as pessoas apresentam, por exemplo, a típica dor no peito, símbolo do infarto. “Nem todos têm aquela dor que começa no peito, passa pelo braço e vai para a mão ou para as costas. Há quem tenha dor na mandíbula, que já pode ser o sinal de um infarto”, esclarece a profissional.
O que causa de fato o infarto?
Diversos fatores estão atrelados ao aparecimento de sintomas e/ou ocasionamento do infarto. Dentre os principais motivos, está o consumo excessivo de alimentos com gordura de origem animal.“Todos estas gorduras (de origem animal) que são consumidas ao longo da vida começam a ser depositadas nos vasos. Além disso, outras doenças como diabetes, pressão alta e uma série de outras patologias, contribuem para a alteração nas artérias do coração, levando à sua obstrução. Assim sendo, essa obstrução, quando concluída, resulta no infarto”, finaliza.
Diagnóstico precoce é a solução
Semelhante à outras doenças, o diagnóstico precoce auxilia no tratamento, análise de melhores práticas cirúrgicas e também no pós-operatório, caso seja necessário este tipo de intervenção.Por fim, com otimismo, Martucci comenta: “Hoje em dia, tratando rapidamente o infarto, com cateterismo e medicações específicas, os pacientes evoluem muito bem, por isso a importância do diagnóstico precoce, para que se tenha também o tratamento precoce”.
Conte com o Hospital São Francisco
Se você precisa de ajuda ou quer buscar orientações sobre temas relacionados à cardiologia, conte com o Hospital São Francisco. Assim sendo, com estrutura completa e pessoal qualificado, o centro médico dispõe de todos os recursos necessários para atender pacientes dois mais diferentes níveis de complexidade.Por fim, quer entender mais sobre o infarto e conferir algumas para proteger sua saúde? Assista abaixo o vídeo completo com orientações da médica cardiologista, Lígia Martucci:
Hospital Sagrada Família:
- Endereço: R. Arapoca, 128 – Vila Formosa, São Paulo.
- Telefone: (11) 4380-8010.
- Facebook: facebook.com/hospsagradaf/
- Instagram: instagram.com/hospsagradaf/
Assim sendo, confira outras notícias como esta acessando o link.