Mês de fevereiro traz alerta sobre o combate à doença que afeta milhões de brasileiros
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020/2022, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Se descontados os casos de câncer de pele não melanoma, serão 450 mil novos registros da doença a cada ano.
Os tipos de câncer mais comuns em homens são próstata, cólon e reto, pulmão e estômago. Nas mulheres, o câncer de mama lidera, seguido por cólon e reto e colo do útero.
O INCA divulgou em junho/2021 estatísticas de câncer conforme a localização primária do tumor e sexo, e foi evidenciado que o câncer de próstata foi diagnosticado em 65.840 homens no ano de 2020. Enquanto o câncer de mama afetou 66.280 mulheres no mesmo ano.
Nem todos os tipos de câncer possuem tratamentos preventivos eficazes, além da realização de exames e consultas periódicas para detectar a doença em seu estágio inicial.
Porém, no caso do HPV, cujo índice de prevalência em 2018 foi de 54,6% na população feminina e 51,8% nos homens, existe vacinação para contribuir na prevenção.
Por isso trouxemos algumas curiosidades sobre a importância de manter a vacinação em dia para se prevenir do HPV:
· A infecção pelo HPV é muito frequente, transitória e regride espontaneamente na maioria das vezes. Quando um pequeno número de casos persiste – por conta de um tipo viral –, caso não sejam identificados e tratados a tempo, podem progredir para um câncer, principalmente no colo do útero, vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.
· A vacinação contra o HPV antes do início da vida sexual e a realização de exames preventivos, como o papanicolau ou citopatológico, ajudam a prevenir a doença em cerca de 100% dos casos.
· É importante lembrar que a vacina possui como alvo determinados tipos de vírus do HPV. Essa é uma medida preventiva, tendo como objetivo evitar a infecção pelos tipos de HPV nela contida.
É cada vez mais necessário conscientizar a população da importância de um diagnóstico precoce para que haja um tratamento eficaz e com isso aumentem as chances de um quadro grave ser revertido.
Para isso, conte com a estrutura e profissionais do Grupo São Francisco de Hospitais que conta com unidades em São Roque, Mauá, Cotia e São Paulo.
Sobre o Grupo São Francisco
Com mais de 25 anos de história, o Grupo São Francisco é composto por uma ampla rede de hospitais, dentre eles: Hospital Sagrada Família, Hospital São Francisco (Cotia), Hospital São Francisco (São Roque) e Hospital Sagrada Família Mauá.
Amparados por tecnologias de última geração e profissionais experientes e qualificados, seus centros médicos contam com serviços de: pronto-atendimento, ambulatório de ortopedia, vascular e pediatria, laboratório de análises clínicas e radiodiagnóstico, entre outros.
Além de modernidade e infraestrutura, que asseguram aos hospitais a possibilidade de atender pacientes de baixa e alta complexidade, seus centros médicos são referência em atendimento humanizado, garantindo assim segurança, conforto e rapidez no auxílio de pessoas.
Confira abaixo as informações de contato dos hospitais do Grupo São Francisco:
Hospital São Francisco (Cotia)
Endereço: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 701 – Parque Bahia, Cotia – SP.
Telefone: (11) 4615-6677.
Facebook: facebook.com/hospitalematernidadesaofrancisco/
Instagram: instagram.com/hospital.sao.francisco/
Hospital São Francisco (São Roque)
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 911 – Centro, São Roque – SP.
Telefone: (11) 4784-9700.
Hospital Sagrada Família (Vila Formosa)
Endereço: R. Arapoca, 128 – Vila Formosa, São Paulo.
Telefone: (11) 4380-8010.
Facebook: facebook.com/hospsagradaf/
Instagram: instagram.com/hospsagradaf/
Hospital Sagrada Família (Mauá)
Endereço: R. Vicente Aletto, 31 – Jardim Anchieta, Mauá – SP,
Telefone: (11) 4512-5080