Chegamos ao mês de novembro e este é símbolo da luta contra o câncer de próstata. Embora o tema ainda seja um tabu para uma grande parcela dos homens é necessário se atentar ao fato de que a doença existe e precisa ser discutida em qualquer período do ano.
O “Novembro Azul” como é popularmente conhecido, é uma mobilização mundial para a conscientização e incentivo à realização do exame de prevenção à doença.
Para os que desconhecem, o câncer de próstata é um tumor que afeta diretamente a próstata, glândula localizada na parte inferior da bexiga.
Se você tem dúvidas de como identificar a doença, esta pode dividir seus sintomas em duas fases:
- Inicial: dificuldade em urinar, ausência ou excesso de urina, sangramento ao urinar, demora ao iniciar ou finalizar a urina.
- Avançada: dores nos ossos, falência renal, infecção generalizada.
Dados do Ministério da Saúde
De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, foram identificados 68.220 novos casos em 2018, sendo o câncer de próstata a doença que mais ocasionou óbitos de homens, após o câncer de pele. Estima-se ainda 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.
Exame preventivo
Embora o exame preventivo ainda seja um tabu para uma grande parcela do público masculino, isso devido a fatores como: machismo, medo, entre outros, é importante reforçar a necessidade de realizá-lo, principalmente caso tenha sintomas da doença, pois o câncer identificado em estágio inicial pode auxiliar no tratamento. Atualmente existem dois tipos de exames para a identificação do câncer de próstata:
- Exame de toque retal;
- Exame de sangue para analisar a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico).
Evitando o câncer de próstata
Algumas atitudes diárias podem auxiliar na prevenção do câncer de próstata, dentre elas:
- Adotar uma boa alimentação;
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Manter uma pesagem corporal adequada.
Sobre o Grupo São Francisco
Com mais de 25 anos de história, o Grupo São Francisco é composto por uma ampla rede de hospitais, dentre eles: Hospital Sagrada Família e Hospital São Francisco.
Amparados por tecnologias de última geração e profissionais experientes e qualificados, seus centros médicos contam com serviços de: pronto-atendimento, ambulatório de ortopedia, vascular e pediatria, laboratório de análises clínicas e radiodiagnóstico, entre outros.
Além de modernidade e infraestrutura, que asseguram aos hospitais a possibilidade de atender pacientes de baixa e alta complexidade, seus centros médicos são referência em atendimento humanizado, garantindo assim segurança, conforto e rapidez no auxílio de pessoas.
Confira abaixo as informações de contato dos hospitais do Grupo São Francisco:
Hospital Sagrada Família:
- Endereço: Arapoca, 128 – Vila Formosa, São Paulo.
- Telefone: (11) 4380-8010.
- Facebook: com/hospsagradaf/
- Instagram: com/hospsagradaf/
Hospital São Francisco:
- Endereço: Prof. Manoel José Pedroso, 701 – Parque Bahia, Cotia – SP.
- Telefone: (11) 4615-6677.
- Facebook: com/hospitalematernidadesaofrancisco/
- Instagram: com/hospital.sao.francisco/
Conteúdo: Equipe de Comunicação. Foto: Divulgação.